Diesel S10 X Diesel S500: qual devo escolher?
Afinal, qual diesel oferece o melhor desempenho: diesel S10 ou diesel S500? Descubra as diferenças de cada um.
O óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil atualmente, pelo fato de oferecer um desempenho superior se comparado à outros combustíveis. São diversas as aplicações desse combustível e, sucessivamente, diversos os segmentos que o utilizam como recurso estrutural de sua empresa ou indústria. Portanto, para atender às várias necessidades, são encontrados vários tipos de diesel no mercado, como por exemplo o diesel S10 e o S500, os tipos mais comuns.
Basicamente, o óleo diesel é um derivado do petróleo, obtido através da destilação, que traz hidrocarbonetos em sua composição (átomos de carbono e hidrogênio), além de possuir, em baixas proporções, átomos de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Claro que, quando comparamos a estrutura química do diesel S10 com o S500, percebemos diferenças entre ambos, mas isso vamos mostrar a seguir para você.
Diesel S500
O Diesel S500, ou Diesel comum como é conhecido nos postos de combustível, traz este nome pois contém 500 mg/kg, ou partes por milhão, de teor máximo de enxofre. O tipo mais simples de diesel não apresenta nenhum tipo de aditivo e possui colocação avermelhada, devido ao corante, pigmento de utilização obrigatória de acordo com a regulamentação estabelecida pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Dentre outras características, podemos destacar seu nível de cetano, responsável pela qualidade da combustão do motor. O Diesel S500 possui um número de cetano mínimo de 42. Quanto mais elevada a presença de cetano no diesel, menor é o atraso da ignição e melhor é a combustão.
A utilização do Diesel S500 é recomendada aos veículos movidos a diesel fabricados até 2012.
Diesel S10
Já o Diesel S10, traz em sua composição uma adição de 8% de Biodiesel e teor de enxofre máximo de 10 mg/kg, visando reduzir ao máximo a emissão de partículas nocivas na atmosfera e, consecutivamente, causar menos danos ao meio ambiente. Seu nível de cetano é registrado em 48, contra 42 do Diesel S500. Outro favor de extrema importância é sua capacidade solvente de sujeiras, devido a presença maior de hidrogênio.
O Brasil vem, cada vez mais, se preocupando com a qualidade do ar e, principalmente, com os impactos de determinadas substâncias na atmosfera e na natureza. Por isso, desde janeiro de 2014, que o óleo diesel com baixo teor de enxofre vêm sendo comercializado no Brasil, uma medida de transformação em relação ao controle de emissões veiculares.
A utilização do diesel S10 também é recomendada para veículos fabricados antes de 2012, porém, o grande diferencial são os benefícios ambientais, com baixa emissão de poluentes, além do nível de cetano que é mais elevado ao compararmos com o S500, aumentando o desempenho do motor.
Utilização do óleo diesel S10 e S500
No território nacional, a ANP estabelece as seguintes aplicações do diesel S10 e S500:
• Veículos automotivos
• Máquinas agrícolas
• Máquinas de construção
• Máquinas industriais
A utilização é destinada exclusivamente à motores de combustão interna e ignição por compressão, ou motores de ciclo a Diesel, além de ser responsável por gerar energia e movimentar máquinas e motores de grande porte. Alguns exemplos estão presentes em nosso dia a dia, como: caminhões, ônibus, tratores, automóveis de passeio, furgões etc.
Conheça o óleo diesel da Multipetro
A Multipetro conta com os principais tipos de óleo diesel para comercialização no Sul do Brasil. Além de contar com a parceria das principais produtoras de diesel do País, como Ipiranga, Raízen e Petrobras, possuímos regulamentação junto a Agência Nacional do Petróleo (ANP), sob o número 288, garantindo qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Confira aqui todos os produtos da Multipetro.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário para nós! Sua opinião é muito importante.
FONTES:
ANP
ANP
Exame | Abril.com
Tenho uma s10 4×4 a diesel com 50.000 km rodaoe gostaria de saber qual e o melhor óleo s10 ou o s500 qual dos dois é melhor para o motor
O “melhor” a ser usado por motores a diesel é o s10, pois promove um maior rendimento e durabilidade do motor devido a limpeza promovida por seus componentes, porém deve-se atentar para o procedimento a ser tomado antes de se fazer a “mudança”, sendo necessário realizar uma limpeza completa da linha de combustível, bem como do tanque, bicos, e troca do filtro de combustível, para que no momento em que ocorre essa limpeza os detritos não se depositem no sistema de alimentação do motor.
Boa noite tenho um caminhão acelo 715c2003 motor om612 lá o mesmo da sprinter313 CDI com cinco cilindros depois que comecei a usar o s 10 acabou o problema com os bicos diminuiu muito a fumaça e faz meio km a mão com um litro de combustível não tive nenhum problema com esse diesel já uso a uns quatro anos
Pode ser melhor porém em média 15percento mais caro
Embora o custo seja um pouco maior, o rendimento e durabilidade do veiculo acabam sendo também bastante superiores, além de todas as vantagens ambientais de sua utilização.
Tenho mazda b2200 ano 1995 qual diesel adequado para usar ??
Atualmente o combustível utilizado por seu veiculo (considerando-se o ano de fabricação) deve ser o s500. Porém o “melhor” combustível a ser usado por motores a diesel é o s10, pois promove um maior rendimento e durabilidade do motor devido a limpeza promovida por seus componentes, porém deve-se atentar para o procedimento a ser tomado antes de se fazer a “mudança”, sendo necessário realizar uma limpeza completa da linha de combustível, bem como do tanque, bicos, e a troca do filtro de combustível, para que no momento em que ocorre essa limpeza os detritos não se depositem no sistema de alimentação do motor.
Tenho uma Fiat toro 2017.até hoje só usei s10,queria saber se tem alguns problema misturar s10 com o óleo comum?
A classificação do diesel s10 e s500 deve-se ao teor máximo de enxofre presente na composição do combustível, desde 2012 os veículos fabricados são equipados com motores desenvolvidos para trabalhar com um teor menor de enxofre, devido a melhor queima que melhora o consumo e rendimento do veículo e menor índice de poluição, sendo assim pode ser prejudicial sim a saúde do motor a utilização de outro óleo que não o s10.
Boa tarde eu tenho uma S10 2001 é já comecei a usar o diesel S10 faz uns 3 anos posso continuar usando
Pode sim. Sua utilização se faz bastante eficaz, mantendo o bom funcionamento do motor, tendo em vista que ele promove a limpeza interna do motor, e como já faz algum tempo que vem utilizando deste combustível, a durabilidade do motor tende a aumentar, mas vale ressaltar a importância de se manter o acompanhamento de manutenção básica e preventiva das linhas de combustível, independente do combustível utilizado.
Tenho uma sportege gran 99 qual melhor diesel ser usado? Inclusive refiz o motor.
O melhor diesel a ser utilizado é o s10, mas caso atualmente seja utilizado o s500 recomenda-se uma limpeza da linha de combustível e substituição do filtro de combustível antes da mudança na utilização.
Temho uma Ranger 2000 uso somente o diesel comum posso misturar o diesel S10 1/4 de tanque
Importante ficar atento a possível liberação de partículas, resultantes da condensação do diesel s500 devido a mistura, que podem prejudicar a saúde do motor. O mais recomendado seria a total substituição do combustível.
Adorei, se tivesse lido isso antes já estaria usando desde 2011 quando comprei o carro.
Tenho Uma Silverado 98 e quebrou a bomba injetora, faz um ano que comprei o carro e o que os bombistas estao alegando eh porque eu sempre so usei o s10, e que o diesel correto para estes motores antigos eh o s500.
O que pode ter ocorrido é que devido a diferença de densidade do combustível (~865kg/m³ no s500 para ~853kg/m³ no s10), e uma falta de adequamento da bomba por parte dos mecânicos, a vazão de combustível ter forçado a bomba. Porém vale ressaltar, que por se tratar de um carro usado, o antigo dono pode ter feito uso de s500 por algum tempo e ao utilizar o s10, esse promoveu a sedimentação das particular de s500 ainda presentes no tanque e na linha de combustível e essas partículas podem ter causado o entupimento da bomba. Importante antes de deixar de utilizar o s500 em um veiculo a diesel e passar a utilizar o s10, é fazer a limpeza completa da linha de combustível.
Devido à falta de combustível, e na tentativa de conseguir abastecer o carro com alguma quantidade de diesel, inadvertidamente e em meio à confusão no posto, abasteci a minha Blazer 2018 com o diesel comum, pois o S10 havia acabado. Será que tem problema em fazer isso uma única vez e ainda por cima para viajar? Fiquei preocupado…
Sim, existe a possibilidade de afetar negativamente o veículo principalmente em relação ao rendimento do veiculo; Aconselho assim que possível voltar a abastecer com s10 e fazer ao menos uma limpeza de bicos injetores. Ficando atento sempre aos indicadores do painel para alguma possível falha ou defeito.
Tenho uma S10 2015, devido a escassez de combustível devido o movimento dos caminhoneiros só estou encontrando diesel comum, e no meu tanque está marcando 1/4 de combustível S10 posso colocar vinte litros de diesel comum, pois o S10 não encontro??
Não é recomendavel que o faça, pois existe a possibilidade de afetar negativamente o veículo principalmente em relação ao rendimento do veiculo, porém em ultimo caso se for a necessário; Porém aconselho a assim que possível voltar a abastecer com s10 e fazer ao menos uma limpeza de bicos injetores. Ficando atento sempre aos indicadores do painel para alguma possível falha ou defeito.
Diante de uma total falta do diesel S10, em determinada situação emergencial, quais os prejuízos para um motor ao utilizar o diesel comunidade ? Será necessário algum procedimento de manutenção após esse uso?
O possível entupimento de bicos injetores, podem ocorrer danos ao módulo controlador de injeção, sonda lambda, entre outros componentes, devido ao alto teor de enxofre; Aconselho assim que possível executar uma uma limpeza ao manos de bicos e retornar ao diesel s10.
Uma amarok 2017 abastecida com s10 e agora devido a falta d combustível foi colocado o diesel comum isso pode afetar o funcionamento???
Sim, e principalmente o rendimento do veiculo; Aconselho assim que possível voltar a abastecer com s10 e fazer ao menos uma limpeza de bicos injetores.
Adquiri uma Sprinter 313 2010 que só usava S500, a 02 anos comecei abastecer com S10 e troquei o conjunto de filtros (Diesel e Racor). Não apresentou nenhum problema. Mais estava consiente caso o tanque de combustível estivesse sujo iria liberar essas partículas para os filtros e acho mto difícil chegar ao sistema injetor se for usado filtros de qualidade
Adquiri uma Hilux 2011/2012 a diesel, sendo que o antigo dono usava o diesel comum, gostaria de saber qual o diesel recomendado e quais os benefícios?
O melhor seria utilizar o s10 devido a menor concentração de enxofre e aditivos que promovem limpeza interna do motor e melhora no desempenho, porém não sem antes realizar uma limpeza de bicos injetores e linha de combustível.
A alguma melhora na potencia ao misturar gasolina no diesel S500.
Na realidade ocorre o contrario, pois o meio de ignição do diesel e da gasolina são diferentes, sendo a gasolina por faisca e o diesel por aumento de pressão, logo ao mistura-los, o diesel sofre atraso na ignição devido a sua menor concentração, sendo assim a gasolina que ficaria sujeita a explosão do diesel tbm sofre atraso, comprometendo o funcionamento do motor.
Eu adquiri, em 2017, uma pick up Chevrolet S-10, diesel, estilo 4 x 4, modelo ano 2011/2011. O ex-proprietário recomendou-me que abastecesse o veículo somente com o óleo S-10, e jamais com o outro óleo. Ele conta que certa vez fez isso e o motor deu problemas, foi consertado na mecânica, e voltou a usar o óleo S-10, motivo pelo qual venho usando-o também.
Ocorre que, em razão de uma luz de advertência, a última do lado esquerdo painel (amarela), já acendeu algumas vezes, e duas vezes, desligou o motor, com o carro em alta velocidade, e tive que controlá-lo com a direção endurecida. Tudo bem. Mediante isso, ao submeter o veículo ao conserto mecânico, limpeza de bico, troca de filtro, fui advertido de que eu estava usando o óleo de combustível errado, enfim, que não poderia ser o S-10, e sim o S-500.
Afinal, qual realmente é o óleo apropriado para o meu veículo? S10 ou S500?
O diesel mais recomendado em geral é de fato o diesel s-10, porém o mesmo contém propriedades que promovem a limpeza tanto do motor como da linha de combustível o mesmo exige um pouco mais de atenção com a manutenção preventiva, sendo necessária uma troca mais constante de elementos filtrantes e periodicamente uma limpeza de bicos injetores.
Como houve a limpeza de bicos e troca de filtro de combustível que estava usando S-10 e o mecânico voluntariamente esvaziou o tanque com óleo S-10, e o abasteceu com S-500, então, em razão desse abastecimento intercalado haverá a necessidade de efetuar novamente a limpeza de bicos antes de ser reposto o óleo S-10?
Neste caso vale ponderar qual a quilometragem percorrida após o início da utilização do s-500, caso a quilometragem seja relativamente baixa, será possível apenas passar a abastecer o veiculo com o diesel s-10.