Diesel S10 X Diesel S500: qual devo escolher?

Afinal, qual diesel oferece o melhor desempenho: diesel S10 ou diesel S500? Descubra as diferenças de cada um.

O óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil atualmente, pelo fato de oferecer um desempenho superior se comparado à outros combustíveis. São diversas as aplicações desse combustível e, sucessivamente, diversos os segmentos que o utilizam como recurso estrutural de sua empresa ou indústria. Portanto, para atender às várias necessidades, são encontrados vários tipos de diesel no mercado, como por exemplo o diesel S10 e o S500, os tipos mais comuns.

Basicamente, o óleo diesel é um derivado do petróleo, obtido através da destilação, que traz hidrocarbonetos em sua composição (átomos de carbono e hidrogênio), além de possuir, em baixas proporções, átomos de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Claro que, quando comparamos a estrutura química do diesel S10 com o S500, percebemos diferenças entre ambos, mas isso vamos mostrar a seguir para você.

Diesel S500

O Diesel S500, ou Diesel comum como é conhecido nos postos de combustível, traz este nome pois contém 500 mg/kg, ou partes por milhão, de teor máximo de enxofre. O tipo mais simples de diesel não apresenta nenhum tipo de aditivo e possui colocação avermelhada, devido ao corante, pigmento de utilização obrigatória de acordo com a regulamentação estabelecida pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Dentre outras características, podemos destacar seu nível de cetano, responsável pela qualidade da combustão do motor. O Diesel S500 possui um número de cetano mínimo de 42. Quanto mais elevada a presença de cetano no diesel, menor é o atraso da ignição e melhor é a combustão.

A utilização do Diesel S500 é recomendada aos veículos movidos a diesel fabricados até 2012.

Diesel S10

Já o Diesel S10, traz em sua composição uma adição de 8% de Biodiesel e teor de enxofre máximo de 10 mg/kg, visando reduzir ao máximo a emissão de partículas nocivas na atmosfera e, consecutivamente, causar menos danos ao meio ambiente. Seu nível de cetano é registrado em 48, contra 42 do Diesel S500. Outro favor de extrema importância é sua capacidade solvente de sujeiras, devido a presença maior de hidrogênio.

O Brasil vem, cada vez mais, se preocupando com a qualidade do ar e, principalmente, com os impactos de determinadas substâncias na atmosfera e na natureza. Por isso, desde janeiro de 2014, que o óleo diesel com baixo teor de enxofre vêm sendo comercializado no Brasil, uma medida de transformação em relação ao controle de emissões veiculares.

A utilização do diesel S10 também é recomendada para veículos fabricados antes de 2012, porém, o grande diferencial são os benefícios ambientais, com baixa emissão de poluentes, além do nível de cetano que é mais elevado ao compararmos com o S500, aumentando o desempenho do motor.

Utilização do óleo diesel S10 e S500

No território nacional, a ANP estabelece as seguintes aplicações do diesel S10 e S500:

• Veículos automotivos
• Máquinas agrícolas
• Máquinas de construção
• Máquinas industriais

utilização é destinada exclusivamente à motores de combustão interna e ignição por compressão, ou motores de ciclo a Diesel, além de ser responsável por gerar energia e  movimentar máquinas e motores de grande porte. Alguns exemplos estão presentes em nosso dia a dia, como: caminhões, ônibus, tratores, automóveis de passeio, furgões etc.

Conheça o óleo diesel da Multipetro

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A Multipetro conta com os principais tipos de óleo diesel para comercialização no Sul do Brasil. Além de contar com a parceria das principais produtoras de diesel do País, como Ipiranga, Raízen e Petrobras, possuímos regulamentação junto a Agência Nacional do Petróleo (ANP), sob o número 288, garantindo qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Confira aqui todos os produtos da Multipetro.

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FONTES: 
ANP
ANP
Exame | Abril.com

35 Comments

  1. Jesio disse:

    Tenho uma s10 4×4 a diesel com 50.000 km rodaoe gostaria de saber qual e o melhor óleo s10 ou o s500 qual dos dois é melhor para o motor

    • projecttus disse:

      O “melhor” a ser usado por motores a diesel é o s10, pois promove um maior rendimento e durabilidade do motor devido a limpeza promovida por seus componentes, porém deve-se atentar para o procedimento a ser tomado antes de se fazer a “mudança”, sendo necessário realizar uma limpeza completa da linha de combustível, bem como do tanque, bicos, e troca do filtro de combustível, para que no momento em que ocorre essa limpeza os detritos não se depositem no sistema de alimentação do motor.

  2. HELIO DAMASIO SIMEAO disse:

    Boa noite tenho um caminhão acelo 715c2003 motor om612 lá o mesmo da sprinter313 CDI com cinco cilindros depois que comecei a usar o s 10 acabou o problema com os bicos diminuiu muito a fumaça e faz meio km a mão com um litro de combustível não tive nenhum problema com esse diesel já uso a uns quatro anos

  3. ElToni Tamilheiro disse:

    Pode ser melhor porém em média 15percento mais caro

    • projecttus disse:

      Embora o custo seja um pouco maior, o rendimento e durabilidade do veiculo acabam sendo também bastante superiores, além de todas as vantagens ambientais de sua utilização.

  4. Eduardo disse:

    Tenho mazda b2200 ano 1995 qual diesel adequado para usar ??

    • projecttus disse:

      Atualmente o combustível utilizado por seu veiculo (considerando-se o ano de fabricação) deve ser o s500. Porém o “melhor” combustível a ser usado por motores a diesel é o s10, pois promove um maior rendimento e durabilidade do motor devido a limpeza promovida por seus componentes, porém deve-se atentar para o procedimento a ser tomado antes de se fazer a “mudança”, sendo necessário realizar uma limpeza completa da linha de combustível, bem como do tanque, bicos, e a troca do filtro de combustível, para que no momento em que ocorre essa limpeza os detritos não se depositem no sistema de alimentação do motor.

  5. Reis disse:

    Tenho uma Fiat toro 2017.até hoje só usei s10,queria saber se tem alguns problema misturar s10 com o óleo comum?

    • projecttus disse:

      A classificação do diesel s10 e s500 deve-se ao teor máximo de enxofre presente na composição do combustível, desde 2012 os veículos fabricados são equipados com motores desenvolvidos para trabalhar com um teor menor de enxofre, devido a melhor queima que melhora o consumo e rendimento do veículo e menor índice de poluição, sendo assim pode ser prejudicial sim a saúde do motor a utilização de outro óleo que não o s10.

  6. Paulo Sanches disse:

    Boa tarde eu tenho uma S10 2001 é já comecei a usar o diesel S10 faz uns 3 anos posso continuar usando

    • projecttus disse:

      Pode sim. Sua utilização se faz bastante eficaz, mantendo o bom funcionamento do motor, tendo em vista que ele promove a limpeza interna do motor, e como já faz algum tempo que vem utilizando deste combustível, a durabilidade do motor tende a aumentar, mas vale ressaltar a importância de se manter o acompanhamento de manutenção básica e preventiva das linhas de combustível, independente do combustível utilizado.

  7. MERYLLI MARIA DE ASSIS DE CAMPOS disse:

    Tenho uma sportege gran 99 qual melhor diesel ser usado? Inclusive refiz o motor.

    • projecttus disse:

      O melhor diesel a ser utilizado é o s10, mas caso atualmente seja utilizado o s500 recomenda-se uma limpeza da linha de combustível e substituição do filtro de combustível antes da mudança na utilização.

  8. Cesar disse:

    Temho uma Ranger 2000 uso somente o diesel comum posso misturar o diesel S10 1/4 de tanque

    • projecttus disse:

      Importante ficar atento a possível liberação de partículas, resultantes da condensação do diesel s500 devido a mistura, que podem prejudicar a saúde do motor. O mais recomendado seria a total substituição do combustível.

  9. Iranilton disse:

    Adorei, se tivesse lido isso antes já estaria usando desde 2011 quando comprei o carro.

  10. Edilson disse:

    Tenho Uma Silverado 98 e quebrou a bomba injetora, faz um ano que comprei o carro e o que os bombistas estao alegando eh porque eu sempre so usei o s10, e que o diesel correto para estes motores antigos eh o s500.

    • projecttus disse:

      O que pode ter ocorrido é que devido a diferença de densidade do combustível (~865kg/m³ no s500 para ~853kg/m³ no s10), e uma falta de adequamento da bomba por parte dos mecânicos, a vazão de combustível ter forçado a bomba. Porém vale ressaltar, que por se tratar de um carro usado, o antigo dono pode ter feito uso de s500 por algum tempo e ao utilizar o s10, esse promoveu a sedimentação das particular de s500 ainda presentes no tanque e na linha de combustível e essas partículas podem ter causado o entupimento da bomba. Importante antes de deixar de utilizar o s500 em um veiculo a diesel e passar a utilizar o s10, é fazer a limpeza completa da linha de combustível.

  11. Helena disse:

    Devido à falta de combustível, e na tentativa de conseguir abastecer o carro com alguma quantidade de diesel, inadvertidamente e em meio à confusão no posto, abasteci a minha Blazer 2018 com o diesel comum, pois o S10 havia acabado. Será que tem problema em fazer isso uma única vez e ainda por cima para viajar? Fiquei preocupado…

    • projecttus disse:

      Sim, existe a possibilidade de afetar negativamente o veículo principalmente em relação ao rendimento do veiculo; Aconselho assim que possível voltar a abastecer com s10 e fazer ao menos uma limpeza de bicos injetores. Ficando atento sempre aos indicadores do painel para alguma possível falha ou defeito.

  12. Edson barros disse:

    Tenho uma S10 2015, devido a escassez de combustível devido o movimento dos caminhoneiros só estou encontrando diesel comum, e no meu tanque está marcando 1/4 de combustível S10 posso colocar vinte litros de diesel comum, pois o S10 não encontro??

    • projecttus disse:

      Não é recomendavel que o faça, pois existe a possibilidade de afetar negativamente o veículo principalmente em relação ao rendimento do veiculo, porém em ultimo caso se for a necessário; Porém aconselho a assim que possível voltar a abastecer com s10 e fazer ao menos uma limpeza de bicos injetores. Ficando atento sempre aos indicadores do painel para alguma possível falha ou defeito.

  13. Ronaldo Luiz disse:

    Diante de uma total falta do diesel S10, em determinada situação emergencial, quais os prejuízos para um motor ao utilizar o diesel comunidade ? Será necessário algum procedimento de manutenção após esse uso?

    • projecttus disse:

      O possível entupimento de bicos injetores, podem ocorrer danos ao módulo controlador de injeção, sonda lambda, entre outros componentes, devido ao alto teor de enxofre; Aconselho assim que possível executar uma uma limpeza ao manos de bicos e retornar ao diesel s10.

  14. Fernando disse:

    Uma amarok 2017 abastecida com s10 e agora devido a falta d combustível foi colocado o diesel comum isso pode afetar o funcionamento???

    • projecttus disse:

      Sim, e principalmente o rendimento do veiculo; Aconselho assim que possível voltar a abastecer com s10 e fazer ao menos uma limpeza de bicos injetores.

  15. Alvin Elio Ronchi disse:

    Adquiri uma Sprinter 313 2010 que só usava S500, a 02 anos comecei abastecer com S10 e troquei o conjunto de filtros (Diesel e Racor). Não apresentou nenhum problema. Mais estava consiente caso o tanque de combustível estivesse sujo iria liberar essas partículas para os filtros e acho mto difícil chegar ao sistema injetor se for usado filtros de qualidade

  16. Ismael disse:

    Adquiri uma Hilux 2011/2012 a diesel, sendo que o antigo dono usava o diesel comum, gostaria de saber qual o diesel recomendado e quais os benefícios?

    • projecttus disse:

      O melhor seria utilizar o s10 devido a menor concentração de enxofre e aditivos que promovem limpeza interna do motor e melhora no desempenho, porém não sem antes realizar uma limpeza de bicos injetores e linha de combustível.

  17. Demerval disse:

    A alguma melhora na potencia ao misturar gasolina no diesel S500.

    • projecttus disse:

      Na realidade ocorre o contrario, pois o meio de ignição do diesel e da gasolina são diferentes, sendo a gasolina por faisca e o diesel por aumento de pressão, logo ao mistura-los, o diesel sofre atraso na ignição devido a sua menor concentração, sendo assim a gasolina que ficaria sujeita a explosão do diesel tbm sofre atraso, comprometendo o funcionamento do motor.

  18. Walteir de Oliveira disse:

    Eu adquiri, em 2017, uma pick up Chevrolet S-10, diesel, estilo 4 x 4, modelo ano 2011/2011. O ex-proprietário recomendou-me que abastecesse o veículo somente com o óleo S-10, e jamais com o outro óleo. Ele conta que certa vez fez isso e o motor deu problemas, foi consertado na mecânica, e voltou a usar o óleo S-10, motivo pelo qual venho usando-o também.

    Ocorre que, em razão de uma luz de advertência, a última do lado esquerdo painel (amarela), já acendeu algumas vezes, e duas vezes, desligou o motor, com o carro em alta velocidade, e tive que controlá-lo com a direção endurecida. Tudo bem. Mediante isso, ao submeter o veículo ao conserto mecânico, limpeza de bico, troca de filtro, fui advertido de que eu estava usando o óleo de combustível errado, enfim, que não poderia ser o S-10, e sim o S-500.

    Afinal, qual realmente é o óleo apropriado para o meu veículo? S10 ou S500?

    • projecttus disse:

      O diesel mais recomendado em geral é de fato o diesel s-10, porém o mesmo contém propriedades que promovem a limpeza tanto do motor como da linha de combustível o mesmo exige um pouco mais de atenção com a manutenção preventiva, sendo necessária uma troca mais constante de elementos filtrantes e periodicamente uma limpeza de bicos injetores.

  19. Walteir de Oliveira disse:

    Como houve a limpeza de bicos e troca de filtro de combustível que estava usando S-10 e o mecânico voluntariamente esvaziou o tanque com óleo S-10, e o abasteceu com S-500, então, em razão desse abastecimento intercalado haverá a necessidade de efetuar novamente a limpeza de bicos antes de ser reposto o óleo S-10?

    • projecttus disse:

      Neste caso vale ponderar qual a quilometragem percorrida após o início da utilização do s-500, caso a quilometragem seja relativamente baixa, será possível apenas passar a abastecer o veiculo com o diesel s-10.

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