Semana do Meio Ambiente

Dia 5 de junho, dia Mundial do meio ambiente.

Entre o dia 5 e o dia 16 de junho de 1972 ocorreu a Conferência de Estocolmo, na Suécia, organizada pela Organização das Nações Unidas onde foi instituída a data de 5 de Junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A proposta com isso foi chamar a atenção de governos mundiais para a necessidade de implantar medidas de prevenção à degradação do meio ambiente de maneira emergencial.

A história

Por muitos anos, acreditava-se que muitos recursos da natureza vinham de uma fonte inesgotável, a qual poderia suprir toda a humanidade por muitos milênios, isso se devia a falta de dados e tecnologia para analisar o quadro ecológico do planeta de maneira mais ampla.

Esses problemas foram agravados a partir do século XIX, com a revolução industrial, onde os avanços tecnológicos começaram a crescer de maneira mais acelerada, aumentando assim a extração de recursos naturais do planeta.

Diante disso a humanidade começou a presenciar os efeitos desses avanços e extrações descuidados, tendo o esgotamento de recursos indispensáveis à vida humana, contaminação de terras e rios, inversão térmica e ilhas de calor.

Diante disso a ONU decidiu que se fazia necessária a realização dessa conferencia onde se reuniram os chefes de estado, com o objetivo de impor metas para conseguir diminuir os impactos dos avanços tecnológicos e recuperar o planeta.

A semana do meio ambiente

A semana mundial do meio ambiente costuma ser feita na mesma semana onde se contempla o dia 5 de junho e foi instituída através do Decreto Federal 86.028 de 27 de maio de 1981.

Nessa semana ocorrem em todo o país diversos eventos com o foco na conscientização da comunidade sobre a preservação de diversos ecossistemas.

Os meios mais comuns utilizados nesse processo de conscientização são palestras nas escolas, workshops sobre reciclagem doméstica, coletas de lixo em praias e parques, conscientização para o consumo sustentável e plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos.

A Multipetro e o cuidado com o meio ambiente.

Nós do Grupo Multipetro, sempre nos comprometemos com os cuidados com o meio ambiente, respeitando normas e leis ambientais.

Em nossos mais de 30 anos de serviço, nunca sofremos nenhum acidente ambiental e periodicamente passamos por vistorias para assegurar a seguridade de nossos processos, além de assegurar que sempre tenhamos medidas de prevenção e combate a riscos ambientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *